quarta-feira, 11 de julho de 2012

A caminho de Moriá.. Topa?


 

A melhor coisa é depois de ter esperado tanto por algo finalmente conquistar a promessa.Parece que tudo que passou ao longo do tempo de espera se torna como nada, o resultado final é o mais prazeroso e faz a nossa alma farta e grata.
Quem nunca se sentiu realizado após uma grande conquista?
Quem nunca se encheu de vigor e empenho para usufruir da promessa recebida?
Assim foi com nosso Pai da fé Abraão, após uma jornada de experiências e conquistas chega então Isaque sua maior conquista.

Abraão mais que ninguém sabia o que era ter uma palavra de Deus em seu coração e esperar o tempo certo pra que essas palavras se concretizassem, ele sabia como era lhe dar com essa espera. Tenho certeza que foram anos de muitos questionamentos, animo renovado, falta de animo também, e isso faz parte de nós seres humanos, não é fácil esse caminho da espera.
Depois de anos esperando Deus finalmente cumpre com sua palavra e abençoa Abraão e Sara com seu filho Isaque, chegaa aquele que seria o motivo de sua alegria, aquele que ia proporcionar  riso até  seus dias finais aqui na terra.
Imagina só como estava o coração destes pais? Como estavam maravilhados diante do poder de Deus em suas vidas.
É nítido que havia muita alegria naquela casa e a vida deles seguia desfrutando, cuidando e amando Isaque, sua promessa.
Um belo dia Deus visita Abraão e dá a ele uma ordem:
Toma o teu filho, teu único filho a quem tu amas e vai a terra de Moriá e me ofereça em holocausto sobre uma das montanhas que eu lhe direi.
Imagina só a cabeça desse pai com uma ordenança dessas, pois lendo o texto Deus não faz um pedido a ele, Abraão por  favor você pode sacrificar seu filho?
O Senhor deu a ele uma ordenança, toma o teu filho e vai....
Ele prontamente se levantou, preparou o jumento, os dois moços, a lenha para o holocausto e Isaque sua grande alegria.
Seguiu então ao lugar que Deus havia determinado, a caminho de Moriá ia Abraão  e é aqui que eu quero chegar.
A caminho de Moriá acontece algumas coisas e pra mim esse caminho é pior que a chegada, porque é no caminho que eu tenho a opção de desistir, de voltar atrás, de repensar minha decisão.
A caminho de Moriá apesar de estar acompanhado a sensação de estar só é grande porque mesmo que se fale com alguém ninguém poderá decidir por você, a decisão  é toda sua.
Quantas perguntas pulsa no coração ao lembrar de quanto tempo esperou e finalmente alcançou  e agora tem que sacrificar.
Que tortura isso, ainda bem que Deus ordenou a Abraão já pensou se fosse a Sara ela jamais faria isso, eu como mulher se fosse mãe não faria isso nunca.
Abraão devia pensar em tantas coisas , o que diria a sua esposa, como seria seus dias, no que se tornaria sua alegria?
A caminho de Moriá há um silencio, a esperança fica na corda bamba, ha uma  luta entre o apego, a incredulidade e a fé. É constante  o anseio em saber quem vencerá a guerra dessa vez.
Gente, coisa terrível é quando Deus vem a nós  e nos pede aquilo que mais nos alegra, que mais nos traz prazer e gozo...
A gente até tenta argumentar mas Senhor isso é tão importante, eu preciso tanto disso, eu sonhei tanto com isso, como vai ser Senhor?
Deus você que me prometeu, porque me deu e agora quer tirar? Qual tua intenção nisso, tu sabes que eu te amo mais que tudo, me poupe deste sacrifício tão cruel.
Não é assim que nos comportamos?
Se falou em perder e abrir mão de algo a gente fica em desespero, questiona, quer entender e muitas vezes a resposta não vem, recebemos apenas a ordem, sacrifique , eu quero que sacrifique.
Ficamos tristes e fazemos até cara de dó pra ver se Deus se comove mas não adianta temos que obedecer e Abraão obedeceu.
Eu já tive que sacrificar algumas coisas e não é gostoso pode apostar e na vida Cristã  é assim constantemente, sempre teremos que sacrificar algo pra agradar a Deus.
Algumas são fichinha mas tem outras que doe e como doe, principalmente porque não conseguimos enxergar ainda que resultados teremos disso.
Abraão foi até o fim e nós sabemos o que Deus fez, poupou Isaque e proveu o cordeiro para o sacrifício.
Abraão viu no que sua obediência resultou....Deus não queria tirar a alegria de sua família e nem de seu coração...
Queria apenas mostrar a ele que Deus é Senhor e deve estar acima de nossas realizações pessoais, acima dos nossos bens, acima das nossas vaidades, mesmo que isso seja digno, de boa fama e honroso, mesmo que não haja pecado, porque que mal tinha em ter um filho e exercer a paternidade?
 Que mal tem isso que Deus está te pedindo?
Talvez nenhum e você nem veja necessidade de sacrificar mas se Deus está te pedindo entregue, entregue adorando, não seja vencido pela murmuração, entregue adorando e Deus com certeza  receberá a tua oferta  e te recompensará.
Mesmo que esteja doendo e te custe tamanho esforço entregue, perca agora pra ganhar amanhã ou na hora determinada por Deus.
Abraão não teve apenas Isaque como filho e a Ismael seu filho com Agar, o proposito de Deus era dar a ele a maior paternidade que um homem poderia ter.
Deus deu a ele a todos nós, ele o chamou Pai Abraão o nosso Pai na fé.
Se Deus está te convidando a sair de Berseba e te conduzindo a Moriá vá, é nesse caminho que você provará ao Senhor a sua confiança, o seu amor.
Não vai ser fácil mas lembre-se, quando estiver difícil de chegar até o monte e a dor apertar, não desista, siga em frente, vá até o lugar do sacrificio dizendo assim eu estou indo adorar, eu estou indo adorar.
A ele toda gloria, toda honra, toda majestade eu estou indo adorar e eu sei que depois que eu adorar alguma coisa vai acontecer, algum resultado bom Deus vai trazer pra minha vida porque se ele fez na vida de Abraão conosco não será diferente não é mesmo?
Bem vamos caminhando e depois  venha e me conte o que aconteceu e eu também vou contar a vocês.
Deus te abençoe

Cinthia